Porque desenvolver um site em WordPress

O CMS (Content Management System) de código aberto WordPress é uma plataforma que abrange recursos poderosos para criação e desenvolvimento de sites, incluindo grandes portais e e-commerce. Ele flexibiliza a integração do administrador de conteúdos a um front end (site que fica público na internet) de acordo com conceitos de design contemporâneos e com tecnologia de programação avançada e totalmente adaptável aos dispositivos padrões de mercado.

Um dos fatores decisivos para se optar pelo WordPress é a possibilidade de as instituições obterem independência em relação a fornecedores. Permite a liberdade em contratar empresas fornecedoras ou até mesmo resolver questões, relacionadas ao site, internamente devido à facilidade e uso desta plataforma. Em CMS “proprietários” as empresas ficam mais “dependentes” de um único desenvolvedor. Isso porque ele é que detém o conhecimento referente a código utilizado para a confecção do projeto.

No sistema de código aberto o número de profissionais disponíveis no mercado é muito mais abrangente e com custos reduzidos em razão do perfil da plataforma. Se a empresa que optou por um projeto com WordPress tem uma área de TI ela mesmo pode fornecer o suporte necessário, devido a esta baixa complexidade da plataforma.

Para prefeituras e outras instituições públicas, outra vantagem importante está relacionada a alteração em sua gestão. Para uma mudança de identidade visual, de acordo com os novos administradores, o Front End e CMS podem ser mantido intactos e uma mudança de projeto gráfico pode ser feita por um desenvolvedor em WordPress mediante a liberdade de busca no mercado por este especialista. Desta forma, evita-se grande investimento financeiro.

Devido à popularidade deste sistema open source, ele tem a garantia de estar sempre em evolução, incluindo questões relacionadas à segurança. Sempre que se trabalha com algum instrumento de código aberto, estas plataformas contam com profissionais em todo o mundo focados em criar, constantemente, melhorias.

O WordPress é o CMS mais popular do mundo. Sites em WordPress integram um terço de todas as páginas na internet, inclusive as mais famosas, que experimentam todas as vantagens e a flexibilidade dessa plataforma gratuita. (Fonte: RocktContent)

Quanto à segurança, o próprio mercado mostra a estabilidade do sistema em relação a isso.  É possível citar aqui grandes instituições que utilizam este CMS e que certamente não gostariam de ter seus portais vulneráveis a ataques. Rstas são algumas do âmbito regional: Prefeitura de Canoas, Sesc-RS, Fecomércio-RS, Grupo Marista de Educação, Sebrae-RS, Grupo Habitasul, Grupo GBOEx, AgaFarma, KingHost, Dinamize, Cabergs Banrisul, UFCSPA, Ahead! – Grupo RBS, entre outros.
Também pode-se citar casos nacionais: Santos FC, Dafiti Magazine, Toyota, Superinteressante e Veja – Abril Editora, e outras empresas. Muitos outros do mercado internacional podem ser citados, mas merece destaque a Casa Branca, do Governo dos EUA.

O CMS WordPress disponibiliza mecanismos de segurança que estão sendo constantemente atualizados e, por isso, é necessário que as versões deste sistema estejam sempre em dia, incluindo os plugins que são instalados. O WordPress permite que estas atualizações sejam feitas de maneira rápida e segura, sem envolvimento de complexidade de programações. Inclusive, nesta plataforma, existem recursos que avisam se o site está sob ataque ou tentativas de acesso indevido aos seus registros. Outro elemento que reforça a segurança é a permissão de criação de perfis de usuários administradores de conteúdo, determinando o que cada pessoa pode ter acesso no CMS, ou seja, aos conteúdos do site.

Diante do descrito acima, corroborado por muita literatura disponível a respeito do CMS em questão e da experiência de instituições que utilizam esta plataforma, é possível afirmar o CMS WordPress é uma solução robusta, segura e que permite flexibilidade em sua atualização e em relação a fornecedores.

segurança no wordpress site rogerio nolasco

A participação de mercado do WordPress

Conforme a W3Techs, o WordPress potencia 43% de todos os sites na Internet, incluindo aqueles sem um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou com um CMS codificado personalizado. O WordPress tem poderes sobre um terço da web. E se limitar o conjunto de dados apenas para sites com um CMS conhecido, a participação de mercado do WordPress torna-se ainda mais dominante. Nesse caso, o WordPress detém 65% de participação de mercado para sistemas de gerenciamento de conteúdo em sites com um CMS conhecido.

Equipe de segurança do WordPress (Extraído do WordPress.org)

A Equipe de segurança do WordPress é formada por aproximadamente 50 especialistas, incluindo desenvolvedores líderes e pesquisadores da área de segurança, sendo quase metade formada por empregados da Automattic (criadores do WordPress.com, a maior e mais antiga plataforma de hospedagem WordPress na internet) e vários trabalhadores da área de segurança da rede. Esta equipe consulta, constantemente, renomados pesquisadores de segurança e empresas de hospedagem.

A mesma equipe de segurança do WordPress colabora, frequentemente, com outras grupos de segurança para corrigir problemas de dependências comuns, como resolvendo problemas de vulnerabilidade no interpretador XML do PHP, usado pela API XML-RPC, que faz parte do WordPress desde a versão 3.9.24. A solução para esta vulnerabilidade foi o resultado de um esforço em conjunto das equipes de segurança do WordPress e do Drupal.

______________

A W3Techs – Web Technology Surveys divulga relatórios que mostram as tendências de participação de mercado para CMS’s, desde agosto de 2017. / Fotos: @freepik